Mostra Campinense de Dança

V MOSTRA CAMPINENSE DE DANÇA

A Mostra Campinense de Dança é um evento realizado pelo Balé Cidade de Campina Grande, e será realizado de 24 a 28 de abril de 2019 em Campina Grande – Paraíba, com a participação de dezenas de grupos, escolas e bailarinos de todo o Brasil. Trata-se de um evento que se propõe a atuar como veículo de arte e educação, fomentador da criação coreográfica, difusor do trabalho artístico brasileiro e ponto de intercâmbio entre os milhares profissionais do setor. Com vistas ao desenvolvimento cultural e social da cidade de Campina Grande e de toda a região, estamos oportunizando o contato com a cultura artística, solidificando mecanismos de atração ao mercado cultural, a formação de público e o envolvimento comunitário. Ao proporcionar o encontro da dança, pretendemos alcançar a integração sociocultural, contando com a expressiva e importante participação de representações locais, bem como dos demais municípios paraibanos e de todo o Brasil, aproveitando a localização estratégica e a infraestrutura turística da cidade em que é realizado.

A Mostra Campinense de Dança é uma realização do Balé Cidade de Campina Grande através da Associação Amigos do Teatro Municipal Severino Cabral em parceria com a Prefeitura Municipal de Campina Grande, através das Secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Setores Públicos e Privados da Cidade, tendo como palco principal o Teatro Municipal Severino Cabral. Um espaço com 684 lugares, localizado na região central da cidade, pronto para receber centenas de bailarinos do Brasil e do exterior.

Além dos Espetáculos Convidados, o evento realiza, a Mostra de Coreografias, a Batalha All Styles, Workshop, Cursos, Oficinas, Seminários, Lançamentos de Livros, Mostra de Vídeo/Dança e a Mostra Palco Aberto, a qual promoverá apresentações em um Shopping da cidade.

MOSTRA NACIONAL – CONVIDADOS

Inédita na programação, a Mostra Nacional estreia com apresentações de espetáculos do Rio de Janeiro, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba. O objetivo é estreitar os laços com os estados vizinhos, diminuir distâncias, intensificar a troca e criar possibilidades de circulação. A ação é muito mais do que uma mostra de espetáculos, mas uma parceria de diálogo que permite aos profissionais da dança conhecer festivais, intérpretes, coreógrafos brasileiros com atuação internacional, além de promover oficinas pensando a formação e o intercâmbio criativo entre artistas, rodada de negócios, workshops e encontros com programadores de teatro e festivais nacionais.

ESPETÁCULOS CONVIDADOS

“Inverno dos Cavalos”
COMPANHIA DE DANÇA DO TEATRO ALBERTO MARANHÃO – NATAL – RN

Coreografia: Clébio Oliveira
Direção: Wenie Rose

“2/4 Romeu e Julieta”
BALÉ JOVEM DE CAMPINA GRANDE / BALÉ CIDADE DE CAMPINA GRANDE

Concepção e Coreografia: César Dias
Direção Romero Mota

“ EM PLURAL”
Ballet Gonzalez – Recife – PE

Direção: Luis Ruben Gonzalez

“Frida”
COMPANHIA ATELIÊ CONTEMPORÂNEO – SÃO LUÍS – MA

Coreografia: Rafael Gomes
Direção: Silvana Noely

“Pequenas Danças para não Esquecer”
GRUPO DE DANÇA REDEMOINHO / UFPB – JOÃO PESSOA – PB

Direção e Concepção: Victor D’Olive

“Danças Urbanas”

Filipi Ursão – RJ
Jack Keysy – PB
Filipi Escudine – RJ
Rodrigo Soninho – RJ

MOSTRA DE COREOGRAFIAS

A Mostra de Coreografias é uma das mais antigas da MOSTRA CAMPINENSE DE DANÇA, e em 2019 apresenta sua 5ª edição nos dias 27 e 28 de abril. A cada ano são cerca de 500 bailarinos/artistas que movimentam o palco e os bastidores em um ambiente de intensa troca de experiências e linguagens. Nesta atividade a protagonista é a dança em sua diversidade: são as diferenças de estilo, de corpos, de ritmos e geografias que compõem esta grande celebração do corpo em movimento. Dança de salão, balé clássico, dança de rua, dança contemporânea, jazz – são cinco anos de sintonia, envolvimento e amor pela dança e sua diversidade. Os intérpretes, coreógrafos e produtores se encontram em um espaço que potencializa novas parcerias, especialmente entre Campina Grande e o País.

BATALHA ALL STYLES

DUELOS CHEIOS DE RITMO a MOSTRA CAMPINENSE DE DANÇA acredita na potência da diversidade de linguagens que surgem do corpo em movimento. A dança de rua tem papel fundamental na história da dança urbana, em crescimento constante no Brasil. Atividade culturalmente ligada ao movimento hip hop, a batalha estimula a criatividade, a técnica e o profissionalismo de jovens dançarinos que celebram a cultura urbana da periferia. A Batalha All Styles da MOSTRA CAMPINENSE DE DANÇA acontece no dia 27 de abril e já faz parte do calendário de eventos do hip hop no Brasil, atraindo cada vez mais artistas de todas as regiões do país. A ação premia o melhor dançarino e convida a participar da batalha promovida pelo RIOH2K Festival de Dança, no Rio de Janeiro/RJ, parceria criada em 2018 para estimular a troca entre artistas da dança de rua no sudeste e nordeste do país.

JURADOS DA BATALHA ALL STYLES

FILIPI ESCUDINE – RJ

Jurado e Professor do Evento

Atuou recentemente como bailarino na Cia Deborah Colker umas das cias mais importantes do Brasil e desenvolve um projeto com a marca Retratos de Dança, voltada ao direcionamento artistico para dançarinos Também é diretor do projeto Spot, núcleo de dança voltado para a o estudos nas danças urbanas.

Começou sua carreira no grupo Xstyle Dance Company onde obteve diversas premiações no cenário nacional, como principal premiação o festival internacional de curitiba obtendo o primeiro lugar com o Xstyle Project. Fez turnê com o GRN (Grupo de Rua) com o espetáculo H3, uma das companhias mais conceituadas do mundo.

Se apresentou nos principais teatros de 19 países alguns como Estados Unidos, Japão, França e Canadá além de lecionar workshops em muitos destes, coreografou o grupo Out Of Bounds e JAD dance company ambos situados na República Tcheca, foi convidado a ser integrante da cia Crutz, sua mais recente passagem por grupos de danças urbanas. Coreografou campanhas publicitárias de grandes marcas como Adidas, Nike, Samsung, Reebok, Heinikken, Elle magazine e etc.

Dançou e coreografou com artistas renomados nacionais e internacionais como Ludimila, Valesca Popozuda, Xuxa, Lorena Simpson, Turbo double T. (EUA), Celeste Bukinnham (ING), Ben Cristivao (Rep.Theca) e etc.

RODRIGO SONINHO – RJ

Jurado e Professor do Evento

Rodrigo Soninho está envolvido com as danças urbanas desde 1999. Ele é o diretor da plataforma 9lug (lê-se Plug), diretor do Projeto Spot, criador do método Improov e idealizador do Rio Dance Lab.

Soninho trabalhou como coreógrafo para diversas marcas,shows de Tv,eventos e performances incluindo o comercial da Tocha Olímpica da Coca Cola,o Flashmob Gigariso pra Trident no Rock in Rio, os dançarinos do entretenimento durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, diversas ações da Nike e o Vogue’s Fashion Night out para a Diesel.

Como dançarino trabalhou no Palco Street dance do Rock in Rio em 2013,2015 e 2017,na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016,para a Rede Globo, Concessionária Ford, Caixa Econômica Federal e recentemente para Anitta no Prêmio Multishow.

Ministrou workshops por todo o Brasil incluindo o Festival Internacional de Hip Hop,o Festival Rio H2K e também na Argentina,Estados Unidos,Holanda e República Tcheca.

FILIPI URSÃO – RJ

Coordenador e Apresentador da Batalha All Styles

Agenciado pela RioH2K Agency. Como coreógrafo participou da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio2016, assistente coreográfico da Deborah Colker, é Colaborador e consultor de danças urbanas para o espetáculo O Cão sem Plumas da Cia de Dança Deborah Colker. Participou do Rock in Rio Palco Street Dance 2013/2015/2017, incluindo a edição de Las Vegas em 2015 em parceria com o coreógrafo Shaun Evaristo.

Foi Coaching de danças urbanas para a cantora Anitta em 2017, Direção de movimento da cantora IZA no lançamento do cd “Dona de Mim” em 2018, Direção de movimento da cantora Lexa no show de lançamento da produtora K2L em 2015, Direção de movimento do ator Nicolas Prates para o quadro Dança dos Famosos, no Domingão do Faustão em 2017.

Ministrou Workshops nos Estados Unidos – Movement Lifestyle (Los Angeles), França – LAX Studio/MRG (Paris), Holanda – Amsterdam Hogeschool Voor de Kunsten (Amsterdam), República Tcheca – SDK 2008 / Dance Life Expo 2016 (Brno), Argentina – Danzamérica (Córdoba), Brasil – RioH2K 2014/2018 (Rio de Janeiro)

Como Jurado participou dos festivais: Beat Street/Dance Life Expo -2016 na República Tcheca, Danzamerica/ Fitness Group 2016 – Argentina, Hip Hop International em Ribeirão Preto – SP, Jurado do Concurso de Dança de Rua do TV Xuxa em 2011 na TV Globo.

Como dançarino Dançarino atuou nos espetáculos: “Rio eu Te Amo/ Cities of Love” pela RioH2K, Nike Elementos 2010, evento da Jordan e Nike wear.

Vencedor do Concurso de Dança de Rua do TV Xuxa com o Grupo Xstyle em 2010.

JACK KEYSY – PB

Jurada do Evento

Natural de Campina Grande, interior da Paraíba, com 29 anos Jack é graduada em licenciatura em dança pela UFPB, pesquisadora da cultura hip hop e Bgirl desde 2009, onde a investigação se estende em outras vertentes das danças urbanas além do Breaking como o House Dance e o Hip Hop Dance, refletindo sempre em seus trabalhos estudos sobre como as mulheres ocupam os espaços e a importância das mesmas na propagação da cultura urbana

Autora do livro ‘’ Soul Brazil e as possíveis narrativas das Bgirls paraibanas’’, que será lançado no final de 2019, têm construído o trabalho de resgatar o histórico de Bgirls, atuantes ou não, no estado da Paraíba acreditando ser um trabalho importante e indispensável para a história das Bgirls no Brasil

Integrante e diretora do grupo SoulBrazil, uma crew composta apenas por mulheres, que vêm representando o estado e o Nordeste em vários eventos nacionais participando de competições e obtendo destaques. Conquistou o primeiro lugar em algumas batalhas que participou como:

1° Ginga Bboys e Bgirls 2016 Seven to smoke Bgirls 1° Piscadela RN 2017 Bgirl 1vs1 1° FCH2 2017 Bgirl 1vs1 e House. 1vs1

Atualmente exerce a função de coreógrafa e professora na cidade de João Pessoa, onde ministra aulas regulares nas escolas de dança Jazz&Cia e Leo Aires Casa de Dança.

PROFESSORES DO EVENTO

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

V MOSTRA CAMPINENSE DE DANÇA
24 A 28 DE ABRIL DE 2019
27 de abril – Batalha All Styles
27 e 28 de abril – Mostra de Coreografias
Teatro Municipal Campina Grande – Paraíba


PROGRAMAÇÃO DOS ESPETÁCULOS CONVIDADOS

24/04 (quarta-feira)
20h – “Em Plural” Ballet Gonzalez – Recife – PE
Direção: Luís Ruben Gonzalez – CUBA
20h30 – “Pequenas Danças Para Não Esquecer” Grupo Redemoinho/UFPB – João Pessoa – Paraíba – Direção: Victor D’Olive

25/04 (quinta-feira)
20h – “Inverno dos Cavalos” – Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão – Natal – RN – Coreografia: Clébio Oliveira – Direção: Wanie Rose

26/04 (sexta-feira)
20h30“2/4 Romeu e Julieta” – Balé Cidade de Campina Grande – PB – Coreografia: César Dias – Direção: Romero Mota

 27/04 (sábado-feira)
15h Mostra de Coreografias (Grupos do Nordeste)
20h Batalha All Styles – Convidados: Jack Keysy – PB, Filipi Ursão – RJ, Filipi Escudene – RJ, Rodrigo Soninho – RJ e DJ Iordz – PB 

28/04 (domingo)
15h – Mostra de Coreografias – (Grupos do Nordeste)
20h – “Frida” Companhia Ateliê Contemporâneo – São Luís – MA – Coreografia: Rafael Gomes – Direção Silvana Noely


PROGRAMAÇÃO – OFICINAS/WORKSHP

DIAS: 24 e 25/04 (quarta e quinta)
14h – Ballet Básico – Luís Ruben Gonzalez – CUBA
15h30 – Ballet Intermediário – Luís Ruben Gonzalez – CUBA 

DIA 26/04 (sexta-feira) R$ 20,00
14h – Fusion Dance – Filipi Escudene – RJ 

DIA: 27/04 (sábado) R$ 20,00
11h – Danças Urbanas – Filipi Ursão – RJ
13h30 – Hip Hop Dance – Rodrigo Soninho – RJ 

DIAS: 27 e 28/04 (domingo)
10h – Stiletto – Davi Rebolativo – MA
10h – Dança de Salão – Andressa Brandão – MA


PROGRAMAÇÃO – SEMINÁRIO  

DIA: 25/04 (quinta-feira)
10h – MESA – Dificuldades e Perspectivas para os Grupos de Dança
Wanie Rose – Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão – RN
Silvana Noely – Cia. Atliê Contemporâneo – São Luís – MA
Luís Ruben Gonzalez – Ballet Gonzalez – Recife – PE
Erasmo Rafael – Balé Cidade de Campina Grande – PB

DIA:  26/04 (sexta-feira)
10h – MESA – O Desafios dos Festivais e Mostras de Dança
Álvaro Fernandes – Palco Giratório – SESC / PB
Myrna Maracajá – Festival de Inverno de Campina Grande – PB
Ângela Navarro – Gerente de Dança da FUNESC – PB
Filipi Ursão – Festival RIOH2K – Rio de Janeiro – RJ